Jornalismo da TV Globo ‘acorda’ para as redes sociais
A recente onda de manifestações por todo o Brasil fez a TV Globo repensar suas diretrizes do departamento de jornalismo. As redes sociais, até então proibidas nas reportagens e não citadas nominalmente em outros programas da casa, agora estão dando as caras no principal telejornal da emissora, o "JN", apresentado interinamente esta semana por Heraldo Pereira e Ana Paula Araújo por conta das férias do titulares, William Bonner e Patrícia Poeta. O canal, enfim, "acordou" para a força de Facebook, Twitter e cia. Na segunda-feira (8), a rede de Mark Zuckerberg foi citada na reportagem sobre a suposta espionagem americana no Brasil. No dia seguinte, o microblog de Ronaldinho Gaúcho apareceu em destaque. Na semana passada, foi criada uma diretoria de Mídias Digitais, comandada por Erick Bretas (ex-editor executivo de jornalismo), só para dar mais destaque às redes sociais nas grandes coberturas da emissora, muito criticadas no mês passado, quando começaram os protestos por melhorias no País.